terça-feira, 10 de março de 2009

Deus, um delírio

Para ler e rir. Richard Dawkins afirma categoricamente, os religiosos que lerem o meu livro ao final dele serão ateus. Trata=se de uma leitura leve e fácil, onde o já conhecido autor, desanca a religião em geral. Ele não esconde as intenções na sua guerra contra Deus. Vale a pena.
Uma passagem.
Jefferson* lançou o ridículo sobre a doutrina de que, nas palavras dele, "há três Deuses**", em sua crítica ao calvinismo. Mas é principalmente o ramo católico romano da cristandade que empurra o seu recorrente flerte com o politeísmo para a inflação descontrolada. A Trindade é(são) acrescidade de Maria, "Rainha do Céu", que só não é deusa no nome, mas que certamente coloca o próprio Deus em segundo lugar como alvo de preces. O panteão ainda é inchado por um exército de santos, cujo poder de intercessão faz com que eles sejam, se não semideuses, úteis em seus assuntos específicos. O Fórum da Comunidade Católica nos dá uma mão e lista 5120 santos, junto com as suas áres de especialidade, que incluem dores abdominais, vítimas de abusos, anorexia, vendedores de armas, ferreiros, fraturas de ossos, técnicos de explosivos e problemas intestinais, para ficar só no comecinho da lista. E não podemos esquecer dos Coros Angélicos, organizados em nove ordens: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e os Anjos simples, incluindo nossos melhores amigos, os sempre atentos Anjos da Guarda. O que me impressiona na mitologia católica é em parte seu kitsch de mau gosto, mas principalmente a tranquilidade com que essa gente vai criando os detalhes. É uma invenção descarada.

*O 3º Presidente dos Estados Unidos da América. Foi um dos autores da Declaração da Independência Americana, e uma fonte de muitas outras contribuições para a cultura americana
** Santisima Trindade

Nenhum comentário: